terça-feira, 27 de setembro de 2011

REFLEXÃO

...”
..."Mesmo com dificuldades a enfrentar, a educação a distância vai na direção de se firmar como uma certeza pedagógica e não apenas como uma alternativa ao ensino presencial”.

Educação a Distância luta para conquistar os eu espaço, busca reconhecimento, como diz na citação: ...”não é apenas como alternativa ao ensino presencial”.
Com o avanço tecnológico, principalmente o fortalecimento de ferramentas de interatividades e de redes sociais, as pessoas estão cada vez mais se ideintificando com o EAD pelo dinamismo, flexibilidade e principalmente por poder buscar a complementação de conteúdos, enriquecerem as pesquisas e terem cursos sob medida para as suas necessidades.
Outro aspecto muito importante é a questão de custos, os cursos EAD aperfeiçoam a estrutura dos cursos, assim havendo um barateamento, que não compromete a qualidade.
Acompanho como os adolescentes de hoje, com muita intimidade com a tecnologia, já incluiram-na em seus cursos presenciais, utilizando com muita habilidade os conhecimentos disponíveis na Internet, tem muita facilidade de encontrar e manipulá-los. Tornaremos os adolescentes de hoje adultos autodidatas, que serão mais performáticos e melhor preparados para os novos desafios ddo mercado de trabalho globalizado e cada vez mais exigente.
Acredito que seja preciso, por parte do governo, uma melhor atenção e disponibilização de mecanismos que possam alavancar o EAD, para assim podermos democratizar o saber, e propriciar uma educação sem fronteiras. Hoje os recursos tecnológico estão mais acessíveis, e nem tão distante da população, um plano de inclusão digital efetivo, alavancaria e muito a educação e as pessoas.